Alunos da EEL criam um grupo para dar base para engenheiros atuar como consultores

Consultoria é uma das atividades que um engenheiro pode realizar. Pensando em preparar os estudantes de engenharia para essa perspectiva do mercado de trabalho foi criado pelos alunos da Escola de Engenharia de Lorena; o EEL Consulting Club (ECC).

Com o ECC, o grupo pretende proporcionar atividades que deem base aos estudantes de engenharia na área de consultoria. O campo da consultoria é bem amplo. Um engenheiro que atua em consultoria pode operar em várias áreas, visto que, o engenheiro consultor atuará em um novo projeto, em um novo ramo e para um novo cliente, em períodos variados de tempo. O Consultor é chamado ocasionalmente para resolver um problema pontual que surgiu dentro do sistema operacional de uma empresa. Ele irá então estudar o caso e indicar ao cliente as soluções mais acertadas para aquela dificuldade. Como exemplo: estudos de logística (supply chain), análise de custo, análise de risco, entre outros. “Isso pode durar meses ou anos”! afirma Lucas Bona Fonseca, Presidente do ECC.

Outra ideia do grupo é que o ECC promova uma aproximação da EEL com as grandes empresas de consultoria existentes no mercado. “Nós queremos trazer palestras com grandes personalidades da área, dinâmicas e, futuramente, até o recrutamento para dentro da EEL. Isso já ocorre em outras Universidades de ponta” afirma o presidente do ECC da EEL. “Seções de estudo do GMAT( prova de lógica e resolução de problemas em inglês), seção de estudos de cases interview( resolução de cases de problemas, onde o seu raciocínio lógico e o caminho que você utilizou para chegar a solução são analisados) serão realizados na EEL para trazer conhecimento e habilidades de consultor aos participantes”. Diz Lucas Fonseca.

O Lançamento do EEL Consulting Club será na quarta-feira, 17 de agosto, às 18 horas, no Auditório principal da EEL (Área I). Todos estão convidados.