Alunos da EEL classificados para a etapa final do PIE2 são recebidos pela Direção da EEL

No dia, 16/11, os alunos da EEL: Ana Gabrielle Prado Antunes de Souza, Camila Lima de Souza Carvalho, Giovana Faria Rosa, Karina Yukarari Suzuki, Paulo Vitor Passos Freitas e Sara Santos Pereira foram recebidos pelo Diretor da EEL, Dr Renato de Figueiredo Jardim, para entrega dos certificados de primeiro lugar na etapa local (EEL) do PIE2 - Programa de Integração dos Estudantes de Engenharia.  Participaram do encontro também os professores Dra. Liana Alvares Rodrigues e o Dr. Carlos Ângelo Nunes, coordenadores do PIE2 na EEL.

Em Lorena, 6 equipes, com 6 alunos cada (um de cada curso de graduação da EEL), se inscreveram na competição, mas apenas os membros da equipe “Eco-Electrix” seguem para a etapa final.

O PIE2 é uma competição criada pela Pró-Reitoria de Graduação da USP com objetivo de propiciar aos estudantes de engenharia a oportunidade de trabalhar em uma equipe cujas aptidões e conhecimentos sejam variados e distintos. ”Cada um tem uma bagagem acadêmica e isso enriquece muito a vida profissional de quem participa. Conviver com outras culturas, outras linhas de pensamento, vivenciar as diversidades que cada um traz consigo é uma aprendizado riquíssimo e um privilégio de poucos.” disse o Prof. Dr. Renato de Figueiredo Jardim aos finalistas do PIE2.

A primeira etapa da competição foi realizada em setembro/outubro nas unidades da USP que oferecem cursos de graduação na área de engenharia. Cada grupo recebeu uma imagem (foto) na qual poderiam ser visualizados diversos problemas. O desafio era apresentar em um vídeo possíveis soluções para as adversidades encontradas. Temas como descarte de lixo nas favelas, biorremediação e materiais funcionais para solucionar problemas que acarretam alagamento, Gatilho consciente, Poluição dos Rios e Reformulação de estruturas físicas encontradas no trânsito foram apresentados pelas equipes formadas na EEL.

Após análise dos vídeos por uma banca formada pelos Professores:  Dr.Adriano Francisco Siqueira (DEBAS), Dra. Cristina Bormio Nunes (DEMAR), Dr.Messias Borges Silva (DEQUI) e Dra. Teresa Cristina Brasil de Paiva (DEBIQ), três equipes da EEL foram selecionadas para participar da fase classificatória seguinte (local), sendo elas: Eco-Electrix, Worldwide Engineers e BMFPQA.  Essas três equipes desenvolveram maquetes, arquivos em Power point e os apresentaram para a mesma banca citada anteriormente.  O grupo Eco-Electrix, que discorreu a respeito da biorremediação do rio Pinheiros e efluentes residenciais das proximidades, foi o vencedor da fase local (EEL) e segue para etapa final do PIE2.

A etapa final do PIE2 será em São Paulo, de 10 a 14 de dezembro, onde as equipes de cada unidade irão partir para novos desafios junto aos estudantes de outras unidades da USP que oferecem cursos de graduação na área de engenharia.

A competição oferece à equipe vencedora da etapa final um estágio de pesquisa de até dois meses fora do Brasil, passagem aérea, seguro saúde e auxílio financeiro.

O PIE2 é uma iniciativa da Pró-Reitoria de Graduação da USP em parceria com a Fundação Universitária para o Vestibular (Fuvest) e deve se repetir nos próximos anos.