Alunas da EEL se destacam no Programa Educacional Roberto Rocca

Três alunas da Escola de Engenharia de Lorena (EEL) da USP foram contempladas com bolsas do Programa Educacional Roberto Rocca.  Potencial de liderança, desempenho acadêmico e profissional são os principais critérios considerados para concessão das bolsas.

As alunas premiadas são: Esther Sant'anna, Cristina Rodrigues e Lívia Paiva, todas do curso de Engenharia Química. Elas receberão R$ 750,00 (setecentos e cinquenta reais) por 24 meses.

Promover o avanço científico e tecnológico é o mote do Programa. As bolsas são destinadas a estudantes de graduação e pós-graduação e seu foco é a área de desenvolvimento de ciências dos materiais, engenharia mecânica, engenharia química e engenharia elétrica.  A concessão de bolsas visa estimular os melhores alunos dos cursos de engenharia e ciências aplicadas a permanecerem na área.

Por ano, 650 bolsas são destinadas a estudantes de mais de 80 universidades de diversos países.  No Brasil, 7 Instituições disputam 40 bolsas: Centro Universitário da FEI; Escola de Engenharia de Lorena (EEL); Escola Politécnica da USP (POLI); Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá (FEG - UNESP); Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA); Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e  Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI).

As bolsas são concedidas por meio da análise do desempenho acadêmico e profissional dos estudantes que são inscritos pelas Instituições que participam do Programa.

A premiação aconteceu no dia, 13 de junho, na sede da Tenaris em Pindamonhangaba-SP. As alunas foram acompanhadas da Professora da EEL Dra. Elisangela Moraes a pedido da Direção da Escola.  A professora acentua o valor da conquista: “Com certeza foi um momento muito importante para as estudantes e para a EEL. A análise é bastante criteriosa e a EEL foi destaque nessa edição da premiação, pois foi a instituição que teve o maior número de bolsistas contemplados e as únicas 3 mulheres premiadas na ocasião”.  Ela conclui “Para a EEL é uma grande satisfação ter alunos que se destacam em diferentes setores e que representam tão bem nossa Escola. Parabéns a todas por essa grande conquista!”.  A professora conta ainda que a estudante de Engenharia de Produção da EEL, Laura Amâncio, também compareceu a cerimônia de premiação. Laura foi contemplada em duas edições anteriores do Programa e deu seu depoimento destacando que a bolsa foi essencial para o seu desenvolvimento profissional, visto que pôde investir em cursos importantes para complementação da sua formação.

Roberto Rocca era um italiano que, junto a seu pai, fundou a Techint, empresa que posteriormente se transformaria na atual Tenaris um dos maiores fabricantes de aço do mundo. O empresário sempre se preocupou com a educação e o desenvolvimento tecnológico. O Programa Educacional Roberto Rocca é uma forma de homenageá-lo e dar continuidade à sua obra.