Aluna da EEL vence competição e estará a frente de uma multinacional

A jovem estudante da USP de Lorena foi selecionada entre 600 universitários para vivenciar a realidade de estar à frente de uma grande empresa.

Foram 600 inscritos que queriam viver o sonho de ser “CEO por 1” dia na companhia de grandes nomes do mundo empresarial brasileiro. Mas apenas 9 deles foram escolhidos, entre eles a aluna de Engenharia de Materiais da Escola de Engenharia de Lorena da USP (EEL/USP), Amanda Dantas Lúcio de Freitas.

O Termo CEO vem da expressão Chief Executive Officer, em Português; Diretor Executivo. É o cargo mais alto ocupado por um executivo dentro de uma companhia. Amanda vai ter o privilégio de passar um dia ao lado do CEO da Coca-Cola FEMSA, José Ramon Martinez. O encontro será dia 18 de maio.

O Programa “CEO por um dia” é uma parceria da Odgers Berndtson, idealizadora do projeto, com o Estadão – jornal O Estado de São Paulo e a PDA International e tem como especial objetivo, encontrar jovens com perfil para ocupar cargos executivos de liderança em altos escalões de grandes empresas.

Para conquistar a vaga Amanda, primeiramente, respondeu a uma pergunta: Por que você acredita que deve ser escolhido para participar do CEO por 1 dia? “- Quero ser CEO por um dia porque esse único dia vai servir de inspiração pra muitos outros que terei que batalhar para ser, no futuro, uma CEO de verdade.” essa resposta a colocou entre os 50 semifinalistas do programa.

Mas foi na segunda etapa, o teste de personalidade, que a jovem estudante superou a todas as expectativas, até mesmo as suas. Amanda alcançou 96% de aderência ao perfil procurado pelos organizadores. “Achei que tivesse um perfil próximo do que eles desejavam para o programa... mas me surpreendi com o desempenho final ao ver que meu perfil tinha uma aderência de 96% do que eles procuravam” declara. Com esse resultado a jovem Universitária já estava entre os 20 estudantes brasileiros com grande potencial de se tornar, no futuro, grandes executivos.

Os jovens selecionados pelo programa “CEO por 1” dia são visados pelas empresas e é muito comum serem assediados profissionalmente após o destaque no programa.

Amanda acredita que vivência acadêmica teve grande influência no resultado: “Toda fase inicial de processo seletivo leva em consideração a qualidade de ensino da instituição que o aluno provém, e acredito que nesse quesito a EEL-USP me ajudou por ser uma instituição reconhecida. Além de todo o conteúdo adquirido na área de engenharia, que por mais específica que possa parecer nos abre para um mundo de conhecimento à parte influenciando no raciocínio lógico e rápido e expandindo nossa visão para outras situações”.

A última etapa para alcançar o posto de “CEO por 1 dia” era passar pela entrevista. Amanda teria que se encontrar e ser sabatinada pelos sócios da Odgers & Berndtson (uma das organizadoras do concurso). Apesar de apreensiva a estudante sabia que essa entrevista exigiria um algo mais dela: “Eu me preparei para lendo sobre a Odgers, empresa recrutadora, e também sobre a opinião dos CEO’s participantes do processo e suas expectativas com relação aos selecionados”.

A entrevista teve foco inicial na trajetória acadêmica e pessoal da estudante. Amanda pode compartilhar com os entrevistadores algumas experiências vividas na Iniciação científica que fez no CTA (Centro Técnico Aero Espacial) e no estágio na P&G (Procter & Gamble). “Também fui questionada sobre o meu relacionamento familiar, minha vontade em ser escolhida para ser CEO por 1 dia e minha visão sobre o desejo dos jovens de ter uma rápida ascensão profissional”.

Três dias depois da entrevista veio o resultado. Amanda estava entre os 9 escolhidos para ser “CEO por 1 dia” ao lado do CEO da Coca-Cola FEMSA, José Ramon Martinez. “Ah! Foi uma felicidade imensurável. Eu gosto de ser otimista com relação a minha capacidade de realizar as coisas, mas desta vez o nível elevadíssimo dos concorrentes me fez desacreditar que eu conseguiria”.

Para ser um CEO o profissional deve mostrar total capacidade para apresentar resultados rápidos, competitividade, aptidão para lidar com eventualidades, iniciativa, competência para assumir riscos e responsabilidades, capacidade de persuasão, carisma e grande potencial para dirigir outras pessoas. A Amanda, aluna da EEL/USP, parece que tem tudo isso. “A noticia positiva de que eu teria conseguido a seleção além de me deixar muito feliz me mostrou que eu estou no caminho certo rumo aos meus objetivos profissionais”.

Companhias renomadas do mercado como : Agaxtur, 3M, Femsa, Nespresso, Valeant, Rio2016, Coca-Cola, Laureate e Philips UPS participaram do programa em 2015.