6ª Semana de Propriedade Intelectual da USP - entre 23 e 27/11. Na EEL as palestras serão dia 24/11

Palestras, workshops e debates serão realizados em vários campi da Universidade, abordando os temas da inovação, propriedade intelectual e empreendedorismo

(Press release USP)

Entre os dias 23 e 27 de novembro, a Agência USP de Inovação promove a 6ª Semana de Propriedade Intelectual. O evento será realizado em diversos campi da Universidade, com palestras, workshops e debates sobre temas relacionados à propriedade intelectual, inovação, empreendedorismo, parcerias e proteção dos resultados de pesquisa.

O principal objetivo da Semana é disseminar a cultura de proteção da propriedade intelectual, incentivar a utilização das tecnologias desenvolvidas na Universidade e divulgar as atividades da Agência USP de Inovação.

Responsável por gerir a política de inovação da Universidade, a Agência atua na proteção do patrimônio industrial e intelectual gerado por seus pesquisadores, efetuando todos os procedimentos necessários para o registro de patentes, marcas, direitos autorais de livros, softwares, músicas e outras criações.

A Agência também oferece apoio aos docentes, alunos e servidores para a elaboração de projetos e para aprimorar o gerenciamento das relações com os setores empresariais, além de divulgar para a sociedade o impacto e os benefícios das inovações guiadas pela ciência desenvolvida na USP.

Presente em todos os campi, a Agência também trabalha na transferência de tecnologia, por meio de incubadoras de empresas, parques tecnológicos e treinamentos específicos, promovendo o empreendedorismo e oferecendo suporte técnico, gerencial e formação complementar ao empreendedor.

As atividades da 6ª Semana de Propriedade Intelectual e Inovação serão transmitidas pela IPTV http://iptv.usp.br/portal/home, mas os certificados só serão emitidos aos participantes presenciais que se inscreverem previamente. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no site da agência: http://inovacao.usp.br/semana2015/.

A Semana de Propriedade Intelectual da USP na EEL

Na Escola de Engenharia de Lorena da USP as palestras acontecem no dia 24 de novembro (terça-feira) a partir das 14h no Auditório Principal loca lizado na Área I. Durante as palestras poderão ser esclarecidas dúvidas sobre registro de patentes, ganhos econômicos oriundos de patentes, incentivo para geração de inovação tecnológica.

A primeira palestra será ministrada pelo Professor Dr. Jarbas Caiado de Castro Neto, do Instituto de Física de São Carlos da USP, que falará sobre a Cultura da Inovação na Universidade. O Professor Castro Neto tem graduação em Física pela Universidade de São Paulo (1976), mestrado em Física pela Universidade de São Paulo (1977) e doutorado em Física - Massachussetts Institute Of Technology (1981). Atualmente é sócio-proprietário da Opto Eletrônica S/A, professor titular da Universidade de São Paulo e chefe do Departamento de Física e Ciência dos Materiais. Tem experiência na área de Física, com ênfase em óptica, atuando principalmente nos seguintes temas: instrumentação a laser, defeitos em sólidos e empreendedorismo.

A partir das 14h40mim o Professor Alexandre Venturini Lima, Diretor Técnico de Transferência de Tecnologia da Agência USP de Inovação discorrerá sobre a nova política de Inovação da USP e seus aspectos práticos. O professor Lima possui MBA em Tecnologia, Inovação e Conhecimento pela Fundação Instituto de Administração da USP e especialização em Marketing pela Escola Superior de Propaganda e Marketing. Tem experiência na área de administração, com ênfase em marketing e planejamento em ciência e tecnologia.