24 SIICUSP é realizado na EEL

A Universidade de São Paulo realiza anualmente o Simpósio de Iniciação Científica e Tecnológica da USP (SIICUSP). Em sua 24ª edição, o SIICUSP é uma iniciativa da Pró-Reitoria de Pesquisa (PRP) e tem como finalidade apresentar e avaliar os projetos de pesquisa realizados na Universidade pelos alunos de Iniciação Científica.

Este ano a Escola de Engenharia de Lorena (EEL) foi a primeira unidade da USP a realizar a primeira etapa do SIICUSP. O evento ocorreu no dia 22 de agosto no Centro de Vivência da Unidade e contou com a participação de cerca de 90 trabalhos e 60 avaliadores. Os alunos fizeram suas apresentações em formato de pôsteres onde expuseram os principais resultados de suas pesquisas para os avaliadores (professores, alunos da pós-graduação e pós-doutorandos).

O Presidente da Comissão de Pesquisa da EEL, Prof. Dr. Hugo Ricardo Z. Sandim destaca que este ano é a primeira vez em que a EEL agrupou, em um único espaço, todos os trabalhos. Segundo ele esta iniciativa deu a essa primeira etapa do SIICUSP o caráter de interação e integração entre todos os participantes e também serviu para tornar visível a diversidade das pesquisas realizadas na EEL. Para o Prof. Sandim, o SIICUSP é uma atividade nobre que tem como principal missão “nuclear” (sic) novos pesquisadores no país.

Os trabalhos mais bem a avaliados na primeira etapa do SIICUSP (15% do total) serão selecionados para participar da 2ª etapa que será realizada nos dias 19 e 20 de outubro em São Paulo.