Internacionalização: EEL recebe o pesquisador Jean-Claude Grivel da Dinamarca

No dia 25 de março, segunda-feira, às 14h no Auditório principal do Departamento de Engenharia de Materiais (DEMAR) da Escola de Engenharia de Lorena da Universidade de São Paulo (EEL–USP) será realizado o Seminário “Chemical solution deposition of functional films on textured metal substrates: Superconductors and beyond” com o pesquisador  Jean-Claude Grivel professor associado na Technical University of Denmark (DTU).

O Seminário está aberto a todos os interessados, em especial aos alunos de graduação e pós-graduação em Engenharia de Materiais e Engenharia Física, e não precisa de inscrição prévia.

Jean-Claude Grivel nasceu em Genebra, na Suíça, em 1967. Obteve um PhD em Física da Matéria Condensada em 1996 na Universidade de Genebra (Suíça). Trabalhou no Royal Institute of Technology em Estocolmo (Suécia) e na Nordic Superconductor Technologies A / S (Dinamarca) antes de ingressar no Risø National Laboratory como Cientista Sênior em 2000. Desde 2012, ele é professor associado na Technical University of Denmark. (DTU). Desde o seu projeto de PhD, ele esteve envolvido no desenvolvimento de fios supercondutores baseados em vários compostos, especialmente em condutores revestidos Bi2223, MgB2 e REBa2Cu3O7. Para este último, o foco está na deposição de solução química em substratos metálicos texturizados.

O Professor Jean-Claude vem a EEL por meio do projeto de colaboração com a Technical University of Denmark (DTU) através do Ministry of Higher Education and Science of Denmark dentro do International Network Programme 10th call. O título do projeto de colaboração é Exploring new potential for large scale superconducting applications within a Brazilian-Danish frame e envolve a DTU-Dinamarca, USP-Lorena, UFRJ, UFF e UFRGS. Na EEL-USP a coordenação está a cargo do Prof. Dr. Durval Rodrigues Junior do DEMAR.

Resumo: A deposição de soluções químicas em substratos metálicos texturizados por meio de revestimento por imersão seguido de tratamentos térmicos adequados é uma maneira conveniente de se fabricar filmes finos e flexíveis de materiais funcionais com alto grau de orientação preferencial. Este processo é relativamente barato e pode, em princípio, ser ampliado para cobrir grandes áreas. Nossas atividades recentes na fabricação de películas finas supercondutoras de alta temperatura orientadas bi-axialmente em substratos de metal texturizados serão revisadas, a partir da criação de uma textura de recristalização adequada em lingotes de metal fortemente deformados. Esforços para redução do teor de flúor dos precursores iniciais, estudos da decomposição térmica dos compostos metálicos orgânicos formados na solução, bem como a caracterização da microestrutura e desempenho dos filmes também serão apresentados. Novos projetos envolvendo outros tipos de materiais, ou seja, piezoelétricos e fotocatalisadores, para os quais esta técnica pode ser útil, serão finalmente apresentados. Também será discutido o uso da radiação Síncrotron como uma poderosa ferramenta para caracterização de fios e fitas supercondutores, além de compósitos metálicos.

De

até