A Comissão de Cultura e Extensão da Escola de Engenharia de Lorena da Universidade de São Paulo promove a “Roda de conversa: compartilhando conhecimento” sobre o tema “Escravidão e Movimento Negro no Vale do Paraíba”, o qual ocorrerá no dia 27 de agosto, na Escola de Engenharia de Lorena da Universidade de São Paulo, com a presença da historiadora Solange Cristina Virginio Barbosa, atual Coordenadora de Gestão Cultural no Centro Cultural Afrobrasileiro e Biblioteca Zumbi dos Palmares.

A historiadora possui especialização em Africanidades e Cultura Afrobrasileira, entre seus principais trabalhos, temos:

1. O espírito da rainha Nzinga Mbandi no Brasil e Caribe. Colóquio Internacional sobre a Rainha Nzinga MBandi, 2012, Roma. A Rainha Nzinga Mbandi: história, memórias e mito.

2. Tropeiros quilombolas: a busca pela liberdade - Tropeiros Negros na cidade de Taubaté nos séculos XVII e XIX.

3. Rota da Liberdade - Vissungos - permanências Culturais e Sociais em Minas Gerais - Região Diamantina.

4. Rota da Liberdade - Conexões Atlânticas - Os Bantu no Vale do Paraíba Paulista.

5. O espírito da rainha Nzinga Mbandi no Brasil e Caribe.

Imagem: Banco de Imagens USP - UbatubaQuilombola

De