Palestra - Telescópio: BINGO: Bispectrum e FRBs

Você conhece o "Mamutes na Ciência"? O “Mamutes na Ciência” é uma série de colóquios promovidos por docentes da Escola de Engenharia de Lorena (EEL) da Universidade de São Paulo (USP) com objetivo de trazer assuntos científicos para o conhecimento de todos. Esses colóquios são abertos ao público geral, mas especialmente dedicados aos estudantes da EEL-USP.

Em 2019, o "Mamutes na Ciência" que já acontece há 4 anos na EEL, volta dia 27/03 no Auditório principal da Área I às 17h40 com a pesquisadora Karin Silvia Franzoni Fornazier Guimarães do INPE pra nos contar sobre o telescópio BINGO.
_ _ _

A palestra BINGO: BISPECTRUM e FRBs

O BINGO, acrônimo de BAO Integrated Neutral Gas Observations, é um radiotelescópio construído em colaboração internacional que inclui pesquisadores do Brasil, Suíca, Reino Unido e China. O objetivo principal é o de investigar as oscilações acústicas de bárions (em inglês, BAO) a partir da detecção de hidrogênio neutro na linha de 21 cm (1420 MHz). Estes são observados na banda dos 960 a 1260 MHz, em fontes que se encontram a um redshift compreendido entre 0.13 e 0.48.

O telescópio não terá partes móveis e consistirá de dois espelhos parabólicos de aproximadamente 45m de diâmetro cada e usará, a princípio, 50 cornetas como antenas para obter uma precisão nas medidas da escala acústica de cerca de 2,4%, para um ano de tempo de integração. O BINGO usará uma pesquisa de varredura de desvio para cobrir uma área de 15 graus x 360 graus, com uma resolução de 0,67 graus em 1 GHz. O telescópio será construído no Vale do Piancó, na Paraíba.

Dentre os vários subsistemas que compõem o BINGO, destacamos aquele que será responsável pela simulação, forecast e análise de dados: a pipeline. Nesta apresentação detalharemos as etapas envolvidas no processo, bem como apresentaremos resultados preliminares. Ainda dentro da análise de dados destacaremos o uso do biespectro (em inglês, bispectrum), para o estudo de comportamentos não-gaussianos, cujo módulo está em desenvolvimento.

Por fim falaremos de um assunto em alta, que são da Rajadas Rápidas de Rádio(em inglês, FRBs) e acreditamos no potêncial de estudo desses fenômenos com o rádiotelescópio BINGO. Abordaremos os modelos que são A candidatos a explicar os FRBs e que poderiam ser observados pelo BINGO". Karin Fornazier

_ _ _

Não é necessária inscrição. Para participar basta comparecer ao local do evento.

De

até