No último colóquio do ano "Mamutes na Ciência" fala sobre o Telescópio BINGO

No último Colóquio do ano, o "Mamutes na Ciência" apresenta  "O telescópio BINGO: Uma nova janela de 21 cm para explorar o universo escuro e outros fenômenos astrofísicos" com o pesquisador Alex Wuensche do INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais).

BINGO (do inglês, BAO Integrated Neutral Gas Observations) é um radiotelescópio único projetado para fazer a primeira detecção de oscilações acústicas bariônicas (BAO) em radiofreqüências através de medições de hidrogênio neutro a distâncias cosmológicas usando uma técnica chamada mapeamento de intensidade (IM). Juntamente com as anisotropias da radiação cósmica de fundo de microondas (RCFM), a escala de BAO é uma das mais poderosas sondas de parâmetros cosmológicos, incluindo a energia escura.

O telescópio será construído em um local de baixa interferência em rádio, no Vale do Piancó, na Paraíba. Ele consiste em um projeto de dois espelhos compactos com ~ 45 m de diâmetro primário e não possui partes móveis. Com um arranjo de cornetas com 50 receptores, ele operará na faixa de freqüência que vai de 0,96 GHz a 1,26 GHz (0,13 <z <0,48) e mapeará uma faixa de declinação de 15 graus, cobrindo o céu que é visto pelo telescópio devido à rotação da Terra. Esta apresentação cobrirá as metas científicas e tecnológicas propostas para o BINGO e seu status atual de construção.

Local: Auditório do Centro de Informática - Área I
Escola de Engenharia de Lorena
Data: Quinta-feira, 08/11
Horário: 12h30

O “MAMUTES NA CIÊNCIA” é uma série de colóquios, abertos ao público geral, mas especialmente dedicados aos estudantes da Escola de Engenharia de Lorena da Universidade de São Paulo. O objetivo é apresentar temas da pesquisa científica de uma forma acessível e coloquial, discutindo seus métodos, resultados e aplicações. O Seminário é aberto a qualquer pessoa.

De

até