Formulario de busca

 

Idiomas

  • Português
  • English

Curso de Engenharia de Produção

 

Periodo  noturno – 40 vagas
Duração : 12 semestres
 
A Engenharia de Produção atua no projeto, modelagem, implantação, operação, manutenção e melhoria de sistemas produtivos integrados de bens e serviços, envolvendo homens, recursos financeiros e materiais, tecnologia, informação e energia. Compete ainda especificar, prever e avaliar os resultados obtidos destes sistemas para a sociedade e o meio ambiente, recorrendo a conhecimentos especializados da matemática, física, ciências humanas e sociais, conjuntamente com os princípios e métodos de análise e projeto da engenharia. 
A Engenharia de Produção, ao voltar a sua ênfase para características de produtos (bens e/ou serviços) e de sistemas produtivos, vincula-se fortemente com as idéias de projetar e viabilizar produtos e sistemas produtivos, planejar a produção, produzir e distribuir produtos que a sociedade valoriza. Essas atividades, tratadas em profundidade e de forma integrada pela Engenharia de Produção, são fundamentais para a elevação da qualidade de vida e da competitividade do País. 
O Engenheiro de Produção pode atuar nas mais diversas organizações produtivas, tais como as industrias automobilísticas, químicas, elétricas, dentre outras, bem como em sistemas produtivos de empresas de serviços e terceiro setor. As atividades mais relevantes desempenhadas por um Engenheiro de Produção são:
 
Implantação e desenvolvimento de sistemas de garantia da qualidade, como os Sistemas ISO 9000,  com foco permanente na melhoria da qualidade de produto e o cliente.
Organização e planejamento do fluxo de produção, redução de estoques, otimização e racionalização de processos produtivos.
Gestão de projetos e da inovação..
Organização do trabalho em sistemas complexos
Elaboração de projeto de novas fábricas ou novos processos produtivos.