Skip to main content

USP lança Desafio do Conhecimento para estudantes da região.

Por Simone Colombo



Uma competição que avalia não só a capacidade intelectual do indivíduo, mas também a  desenvoltura para resolução de problemas chega para testar as competências dos estudantes da região: É o “Desafio do Conhecimento”.  

 

Lançado pela Escola de Engenharia de Lorena (EEL) da USP em 2017, o Desafio do Conhecimento, em sua segunda edição, tem o objetivo de estimular a aprendizagem valorizando a criatividade, a habilidade científica e a inovação. As atividades propostas visam desenvolver a capacidade de compreensão, cooperação, processo decisório e inventividade na resolução de problemas e destina-se a alunos do Ensino Fundamental II e Ensino Médio da região. As inscrições vão até dia 09 de setembro.

 

O Desafio terá duas etapas: A primeira ocorrerá entre os dias 11 e 13 de setembro, e será realizada online, onde os estudantes terão um prazo para resolver um enigma. Nessa etapa os participantes podem consultar professores, internet e livros.   “Esse formato permite que qualquer estudante se inscreva na competição sem a obrigação de ter sua inscrição feita por um professor como acontece em algumas olimpíadas”. Além disso, possibilita que alunos de outras cidades participem.  “Isso torna o processo mais inclusivo e democrático” diz a Profa. Dra. Sandra Schneider, uma das organizadoras do evento.  A Professora  explica que essa liberdade para buscar o conhecimento para resolução do enigma permite colocar os competidores em um mesmo nível, sendo assim, todos estarão atuando de acordo com suas habilidades investigativas para chegar ao resultado.

 

O mesmo acontece na segunda fase que é presencial e acontece nos dias 30 e 31 de outubro, na Unifatea (instituição parceira).  Essa etapa é pautada na experimentação e trabalho em equipe. É dividida em duas avaliações: Na primeira,  os classificados terão que resolver na prática, os problemas propostos pela organização junto a um grupo formado pela organização. “O trabalho em equipe é uma atividade experimental e durante a realização é possível avaliar aptidões e competências do estudante como: liderança, respeito, confiança, mediação de conflitos, organização de ideias, distribuição de tarefas... o que constituem as novas diretrizes de ensino”.  Declara a organizadora. Na segunda etapa, uma prova escrita individual visa avaliar o conhecimento absorvido durante o Desafio.

 

Os estudantes que obtiverem as melhores notas receberão um certificado da Universidade de São Paulo e prêmios.

 

Para participar os interessados devem criar uma conta no site da competição e seguir as instruções da organização:  https://desafiodoconhecimento.eel.usp.br/