Skip to main content

USP de Lorena busca parceria para aumentar segurança

Por Simone Colombo

 

No dia 27 de agosto, representantes da Escola de Engenharia de Lorena (EEL) da USP reuniram-se com o Secretário de Segurança Pública do Município, Major Carlos Lescura em busca de soluções que tragam mais segurança aos estudantes e à Universidade. Na reunião, esteve presente o Prefeito do Campus da USP de Lorena, prof. Dr. Carlos Alberto M. Santos junto dos assessores, Vanderlei Ribeiro e Marco Salles. Durante o encontro foram discutidas formas de obter apoio da Secretaria de Segurança Municipal para medidas de prevenção e proteção aos estudantes dentro do município de Lorena.

 

O Secretário de Segurança explicou a que a cidade de Lorena já conta com monitoramento de câmeras de segurança e vigilância 24h no Centro da Cidade e que esse fator será preponderante para diminuição da criminalidade.  Segundo o Secretário, as áreas monitoradas serão ampliadas ainda esse ano.  Na ocasião também foi discutida a possibilidade de que o serviço de monitoramento da Prefeitura de Lorena tenha acesso às câmeras de segurança da EEL para uma ação conjunta e coordenada de vigilância.  Ao final do encontro, o chefe da Guarda Civil Municipal (GCM) se disponibilizou em manter equipes de reforço nos horários e locais em que os alunos mais circulam.

 

Já no dia 28 de agosto, foi a vez do Diretor da EEL, Prof. Dr. Renato Jardim, junto ao Prefeito do Campus da USP de Lorena e do assessor Marcos Salles, conversar com o Comandante do 23º BPMI, Ten Cel. Lessa, da Polícia Militar (PM). No encontro vários assuntos foram tratados, dentre eles o roubo recente que a Unidade sofreu no último dia 20 de agosto, quando a Guarda Universitária foi rendida e vários objetos foram levados da área II do Campus de Lorena.

 

Na oportunidade foram discutidas ações para o estabelecimento de parcerias entre USP – EEL e Polícia Militar, onde a PM teria maior inserção nas áreas I e II do Campus USP Lorena, por meio de rondas escolares, tanto no interior da Unidade quanto fora do Campus, centradas em horários específicos de maior e menor circulação de alunos. O estabelecimento de rondas corriqueiras em regiões da cidade com alta circulação estudantil também foi discutido. 

 

O objetivo da Direção da USP e Prefeitura do Campus da USP de Lorena é promover uma parceria entre USP, PM e GCM para ações integradas que visem a segurança de todos.