Skip to main content

Quer investir em ciência e apostar nos jovens talentos do país? Seja um apoiador do Clube de Biologia Sintética da EEL.

Por Simone Colombo

 

O Clube de Biologia Sintética da EEL /USP (CBSin) participará novamente do iGEM (International Genetically Engineered Machine Competition), na edição 2018, como Time USP-EEL Brazil.  A competição, promovida pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), é uma das maiores do mundo na área de Biologia Sintética e envolve estudantes de todo planeta. O objetivo do iGEM é encontrar, por meio da biologia sintética, soluções inovadoras que possam gerar benefícios à população e ao meio ambiente.

 

Na primeira vez em sua participação no iGEM, em 2016, o CBSin da EEL conquistou medalha de bronze.  Naquele ano, a proposta foi a produção de um biodiesel com alcanos em sua composição, com as mesmas propriedades do diesel produzido pelo petróleo, só que com menos danos ambientais.

 

Esse ano a proposta do grupo é apresentar um método de remoção de estrógenos do meio ambiente. O estrógeno é um hormônio excretado naturalmente pelos seres humanos e pode ser encontrado em grande escala em anticoncepcionais.  Com o aumento da população e a adoção de métodos contraceptivos químicos, a quantidade desse hormônio a ser depositada na natureza, em especial nas águas dos rios, tem se elevado drasticamente.  Esse fator tem causado mudanças no ciclo de vida dos peixes e outros animais. Além disso, os procedimentos convencionais de tratamento não eliminam o estrógeno da água que passa a ser consumido pela população o que pode ocasionar problemas à saúde humana. (Assista o vídeo explicativo: https://www.youtube.com/watch?v=Q2JhyxC5dcE).

 

O time USP-EEL estuda o desenvolvimento de um método passível de ser adotado em estações de tratamento de água e esgoto, que possa eliminar o estrógeno que se encontra na água. Desse modo, seriam reduzidos os danos à saúde e ao ambiente.

 

No entanto, para custear a participação da equipe no iGEM e ajudar com os custos do projeto, grupo está com uma campanha de financiamento coletivo. O objetivo é arrecadar R$15 mil. Esse valor será destinado ao pagamento das inscrições do grupo no iGEM, aquisição de equipamentos e produtos laboratoriais e deslocamento do grupo até o local da competição que acontece em Boston (EUA). Também são aceitas pelo grupo doações de materiais laboratoriais, passagens aéreas entre outros.

 

Ao alcançar esse valor, o grupo apresentará sua proposta para cientistas do mundo inteiro que participarão do iGEM. Se o projeto for aprovado pode se tornar realidade e se transformar em uma solução a um grave problema ambiental. Caso a meta não seja atingida, todos os apoiadores receberão suas doações de volta.

 

A equipe do CBSin da EEL de 2018 é formada pelos estudantes de engenharia da USP Lorena: Cibele Zolnier, Camila Lima Carvalho, Fernando Satoshi, Gustavo Jorge Paulo, Li Jun Qian Jack, Marcus Vinicius Nascimento, Paulo Pereira Sforsin, Pedro Henrique Martins, Taise Schraier de Quadros. O grupo desenvolve suas pesquisas na EEL e conta com apoio de docentes da unidade, tendo como instrutores o Prof. Dr. Fernando Segato e o Prof. Dr. André Ferraz e o aluno Hemerson Sulpicio Júnior.

Para doar acesse o link:  https://benfeitoria.com/cbsinlorena A campanha vai até o dia 25 de abril.


Informações adicionais:

Cibele Zolnier Sousa do Nascimento (41)98518-9355 – Líder do Time USP-EEL Brazil 2018.

https://www.facebook.com/CBSin.EEL/

uspeelbrazil@gmail.com