Skip to main content

Premiação do Desafio do Conhecimento encerra Semana USP de Ciência e Tecnologia em Lorena

Por Simone Colombo

No dia 12 de dezembro de 2017 aconteceu o encerramento oficial da 6ª Semana USP de Ciência e Tecnologia da Escola de Engenharia de Lorena (EEL).  A cerimônia foi marcada pela entrega dos certificados aos alunos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental e do 1º ao 3º ano do ensino médio que conquistaram as melhores classificações no Desafio do Conhecimento: competição lançada pela unidade de Lorena como atividade da Semana que aconteceu entre os dias 23 e 29 de outubro de 2017. Ao todo mais de mil estudantes do Vale do Paraíba participaram da competição.

 

O Desafio do Conhecimento foi dividido em duas fases: na primeira, os estudantes se submeteram a responder dez desafios relacionados à história e aos aspectos sociais da ciência. Por ser on-line esta fase alcançou estudantes de 17 cidades da região tendo 1076 inscritos de escolas públicas e particulares. Duzentos e dez deles foram selecionados para a próxima etapa.

 

Na segunda fase ocorreram duas provas: uma prática e outra teórica. A prova prática ocorreu em grupos, que foram sorteados antes de seu início. Assim, estudantes de diferentes escolas e cidades tiveram de trabalhar juntos para alcançar o mesmo objetivo. Para os matriculados no Ensino Fundamental o objetivo era construir, num intervalo de tempo definido, um arco-íris utilizando água, açúcar e corantes em um copo. Para os matriculados no Ensino Médio os estudantes tiveram que projetar e construir uma embarcação que suportasse a maior quantidade de carga utilizando papel alumínio. Após a prova prática os estudantes realizaram uma prova com dez questões que contemplaram, de modo multidisciplinar, as disciplinas de Física, Química e Biologia.

 

“A ideia do desafio era divertir e estimular os jovens a buscar conhecimento com enigmas de ciência. Ficamos felizes em ver que muitos alunos de escolas públicas se classificaram e trabalharam com outros colegas e isso também faz parte do processo de aprendizagem. Espero que essa curiosidade de resolver questões que o desafio despertou nestes jovens seja preservada.” Disse Thiago Cabral, um dos preparadores das provas. Ele salientou ainda que a competição mostra aos jovens que todos podem ter acesso à USP; uma das maiores universidades do mundo.

 

 

A Semana USP de Ciência e Tecnologia em Lorena

Outras atividades foram realizadas pela EEL durante a Semana USP de Ciência e Tecnologia, além do Desafio do Conhecimento, houve a Exposição Matemática sem medo, o Show de Ciências e o Simpósio do Ensino de Ciências.  As atividades envolveram milhares de pessoas do Vale do Paraíba, entre estudantes, professores e população em geral.

 

A Exposição Matemática e o Show de ciências foram levados ao Shopping da cidade. “O Shopping é o ponto de encontro principal da cidade. É um local democrático que atende públicos de todas as idades, além de oferecer infraestrutura e fácil acesso, visto que fica às margens da Rodovia Presidente Dutra”. Explica o Presidente da Comissão de Cultura e Extensão da EEL, Prof. Dr. Clodoaldo Saron. 

 

A Exposição Matemática sem medo apresentou as teorias da matemática escondidas, por exemplo, em um jogo da velha em três dimensões, nas bolhas de sabão, na teoria do caos, nas simetrias da natureza, entre outros. A organização estima que cerca de 2 mil e quinhentas pessoas passaram pela Exposição.

 

Já o Show de Ciências, inspirado no Show da Física da USP, levou ao público teorias científicas por meio de representações teatrais divertidas. Com duas apresentações por dia, alcançou um público de aproximadamente mil pessoas.

 

Penélope Lopes, mãe da pequena Yasmin, de 7 anos, trouxe a filha ao Shopping para ver a Exposição de Matemática e para o Show de Ciências. “Ela gosta muito de matemática e tudo isso aqui ajuda a desenvolver o raciocínio lógico das crianças. Minha filha está amando!”

 

O professor Wallace Paesso veio acompanhando uma caravana de alunos da cidade de Canas. “Esse evento é um meio de fazer os alunos entenderem como as coisas funcionam na prática, só que de uma maneira informal”. Para o professor essa forma lúdica de introduzir conhecimento na vida dos jovens traz muitos benefícios para a região.

 

Outra atividade da Semana foi o Simpósio do Ensino de Ciências que reuniu cerca de 30 profissionais da região que estudam novas metodologias de ensino de ciências, a maioria deles, estão cursando o Mestrado Profissional do Ensino de Ciências na EEL.

 

Todas as atividades desenvolvidas durante a Semana USP de Ciência e Tecnologia foram interativas e visaram demonstrar a ciência presente em diversas situações e, com linguagem acessível, estimular a curiosidade e motivar a população a pesquisar e discutir os impactos que a ciência e a tecnologia podem gerar em benefício da sociedade. As atividades foram coordenadas pela Profa. Dra. Sandra Giacomin Schneider e pelo prof. Dr. Carlos Yugiro Shigue. “Ficamos muito satisfeitos com os resultados deste evento. Estamos comprometidos com o que fazemos e gostamos do que fazemos, queremos contagiar cada vez mais pessoas através deste projeto de disseminação da ciência” declara a professora Sandra.  “Isso nos motiva a conduzir essas atividades que, esse ano, conseguimos expandir para fora de Lorena. Queremos incentivar, ano a ano, novos talentos a seguir pelos caminhos da ciência”. Salienta o Prof. Shigue.

 

A Semana USP de Ciência e Tecnologia faz parte das atividades da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia promovida pelo MEC.

_ _ _


Foto: Prof.Dr. Viktor Pastoukhov, Representando a Prefeitura do Campus da EEL, Prof. Carlos Y. Shigue, coordenador da Semana USP de C & T em Lorena; Prof. Dr.Félix Monteiro, representando a Comissão de Cultura e Extensão da EEL; Prof. Dr. Amilton Martins dos Santos, Vice-Diretor da EEL; Ana Lucia Cavalca F. F. de Oliveira,   Coordenadora de Ciências na Diretoria de Ensino da Região de Guaratinguetá; Lilian Thereza Paiva Nunes Teixeira da Silva - Chefe de Gabinete da Secretaria Municipal de Ensino de Lorena; Prof. Thiago T. Cabral; Chefe da Equipe que preparou as provas do Desafio do Conhecimento (Aluno do Programa de Pós -Graduação em Projetos Educacionais em Ciências da EEL) e, de pé, a Profa. Dra. Sandra Giacomin Schneider, coordenadora da Semana USP de C & T em Lorena.