Skip to main content

Especialista em materiais dielétricos e multiferróicos da UFG visita a EEL

Entre os dias 20 e 23 de fevereiro, esteve em visita à USP de Lorena (Escola de Engenharia de Lorena – EEL), o Prof. Dr. Adolfo Franco Junior da Universidade Federal de Goiás (UFG); especialista em materiais dielétricos e multiferróicos.

 

O pesquisador participa do projeto fomentado pela FAPESP  (2016/21378-0) “Crescimento de monocristais de novos supercondutores com forte manifestação de multibandas (miltigaps) nos sistemas Hf-V-Ga e Zr-V-Ga” que é liderado pelo pesquisador da EEL, o Prof. Dr. Antonio Jefferson  da Silva Machado.

 

O principal motivo da visita do Prof. Franco Junior é adquirir conhecimentos a respeito de técnicas de crescimento de monocristais. “Os materiais supercondutores que desenvolvemos no nosso laboratório apresentam propriedades pouco usuais para o que seria esperado para um supercondutor dito convencional. Entretanto, a resposta física mais confiável sempre ocorre em materiais crescidos como cristais únicos que chamamos de monocristais.”. Conta o pesquisador da EEL, Prof. Dr. Jefferson Machado.  Na EEL, o visitante cresceu cristais de ZnO dopados com Co e Gd e efetuou medidas no PPMS (acrônimo Inglês que significa Physical Properties Measurements System) equipamento de magnetização em função da temperatura.

 

Na UFG, o prof. Franco Junior, efetuou medidas de um novo material dielétrico que foi descoberto em Lorena. “Este material tem constante dielétrica gigante que poderia encontrar aplicação na área de dispositivos de micro-ondas”. Revela o pesquisador da EEL, Dr. Jefferson Machado.

 

As perspectivas de transmissão de conhecimento entre os dois grupos é bastante promissora, tanto no que diz respeito a materiais supercondutores como em materiais isolantes e dielétricos.   O Prof. Franco Junior é especialista em materiais isolantes, que é o oposto dos supercondutores. Entendo que iniciativas deste tipo ajudam a aumentar a rede de colaboração entre grupos de pesquisa e, tenho a certeza que os alunos de ambos as universidades estão sendo beneficiados”. Declara o Prof. Jefferson Machado.  “Com certeza esta visita inicia uma colaboração auspiciosa com excelentes expectativas no que diz respeito à formação de recursos humanos de bom nível acadêmico.” Conclama.

 

Alguns artigos referentes a esta pesquisa estão sendo preparados para publicação em revistas de boa qualidade na área em que o trabalho está inserido.


Em 2017 o Prof. Adolfo Franco Junior esteve na EEL entre os meses de março e abril.