Skip to main content

Entre 26 de fevereiro e 02 de março EEL realiza XX Semana de Recepção de Calouros da USP

Por Simone Colombo


Entre os dias 26 de fevereiro de 02 de março de 2018 acontece a XX Semana de Recepção dos Calouros da USP. Em Lorena as atividades foram programadas pelos Centros Acadêmicos e Entidades estudantis da Escola de Engenharia de Lorena (EEL) da USP junto à Coordenadoria de Graduação da Escola.

 

Com o tema “Veterano, violência não se conjuga” as atividades são diversificadas e visam promover a integração entre veteranos e calouros de forma amistosa e cordial.

 

Na tarde do dia 26 de fevereiro será realizada uma campanha de vacinação da febre amarela visando atender aos alunos, docentes e servidores técnico-administrativos. Para receber a vacina é necessário trazer um documento e carteirinha do SUS, se tiver. A ação, que acontecerá na Área I do Campus das 14h às 17h, também trará informações de combate ao mosquito Aedes Aegypti.

 

Durante a Semana haverá visita aos departamentos responsáveis pelos cursos da EEL, visita ao parque ecológico da cidade, dinâmicas, rodas de conversa com os coordenadores dos cursos, piqueniques, workshops, palestras com os mais variados temas, apresentação das entidades estudantis, campanha de arrecadação de alimentos, gincanas, etc. Os pais dos alunos também poderão participar e fazer um tour pela Unidade.

 

Na quarta-feira, 28 de fevereiro, os alunos irão se concentrar na Praça Arnolfo de Azevedo para arrecadar alimentos e estimular a doação de cabelos para destiná-los à ações solidárias.

 

A aula Magna será realizada pelo Prof. Dr. Marcelo Zuffo, Titular do Departamento de Engenharia de Sistemas Eletrônicos da Escola Politécnica da USP.  O Prof. Zuffo contará em sua palestra que há aproximadamente 200 mil anos atrás o Homo Sapiens surgiu, com habilidades simbólicas e cognitivas diferenciadas em relação a outras espécies. Segundo ele, nestas últimas décadas, a partir do advento do computador digital, é possível perceber uma escalada vertiginosa de inovações e aprimoramentos tecnológicos. Uma abordagem para este contexto do século XXI é a da relação simbiótica entre o ser humano e o computador, originalmente proposta por J.C.R. Licklider no MIT na década de 1960. A palestra será ilustrada com exemplos originados de pesquisas realizadas no Centro Interdisciplinar em Tecnologias Interativas do Núcleo de Apoio à Pesquisa da Escola Politécnica da USP. A aula, que acontecerá em dois horários às 14h e as 19h, no dia 26 de fevereiro, no auditório da Área I da Escola de Engenharia de Lorena, abordará questões do passado, presente e futuro na provável relação simbiótica ente o Humano e o Computador.

 

Confira o cronograma com todas as atividades da XX Semana de Recepção dos Calouros da USP em Lorena no link: http://www.eel.usp.br/calouros/index.html