EEL USP Homenageia Participantes das Olimpíadas de Física e de Ciências de Lorena

No último dia 08 de março, alunos e representantes de escolas participantes da 6ª Olimpíada de Física de Lorena e da 2ª Olimpíada de Ciências de Lorena das Escolas Públicas foram homenageados. A competição é umas das atividades organizadas pelo Movimento Com Ciências (MCC), programa da EEL USP, que visa estimular o ensino e o aprendizado de ciências nas escolas da região. Na ocasião, as 3 melhores notas obtidas pelos alunos do ensino fundamental que participaram da Olimpíada de Ciências de Lorena e as 3 melhores notas dos alunos do ensino médio que participaram da Olímpiada de Física de Lorena foram premiadas.

Durante a cerimônia o Prof. Marcos Vinícius Gama da Escola Estadual Arnolfo Azevedo pode contar aos presentes como acontece o projeto Movimento Com Ciências da EEL na sua escola. Segundo ele o projeto foi implantado em 2008 a partir da reforma do laboratório da escola e sua revitalização para realização de aulas demonstrativas com o apoio da direção da Escola e dos professores da USP, através do MCC, os alunos da escola tiveram a oportunidade de passar a assistir aulas experimentais no local fugindo da tradicional sala de aula. De acordo com o professor o resultado foi excelente. Marcos Vinícius revela que os alunos passaram a se interessar mais pelas disciplinas envolvidas: física, matemática, química e ciências, e tiveram maior rendimento escolar. Ele comenta que os jovens começaram a passar um tempo extra dentro da escola por livre e espontânea vontade. Ele explica a evolução do projeto “As aulas práticas tiveram início em 2011, em 2012 os alunos foram treinados como monitores e atualmente eles podem ajudar os professores no desenvolvimento dessas atividades dentro da escola”.
A Profa. Fernanda Cabrini que também atua nesse projeto destacou que a implantação de aulas experimentais deu tanto certo, que para este ano a Escola teve inscrição de 300 alunos interessados em fazer parte do grupo. Para ela, aulas experimentais atuam tanto na aprendizagem como no comportamento social dos jovens que optam por estar ao lado dos professores desenvolvendo atividades lúdicas ao invés de estarem nas ruas. Fernanda contou aos presentes que o grupo desenvolveu atividades recreativas baseadas em ciências exatas denominado “Ciência é Show”, inspirados no conhecido “Show da Física” apresentado pela USP. As atividades instruem e divertem ao mesmo tempo, o que acaba facilitando o aprendizado. Aproveitando a presença de representantes da Secretaria de Educação de Lorena a professora fez um convite “As escolas públicas da Prefeitura podem contar com nosso grupo para apresentar a atividade deles em suas escolas”. E finalizou entusiasmada “Eles estão prontos pra transmitir conhecimento”.
O professor da EEL USP responsável pelo MCC, Carlos Alberto Moreira dos Santos, aproveitou a oportunidade para contar à plateia que a CAPES autorizou, no último dia 06, o funcionamento de uma Pós-Graduação na EEL voltada para professores da área de exatas. O Programa de Pós-Graduação em Projetos Educacionais de Ciências (PPGPE) consiste no desenvolvimento de um mestrado na área de atuação profissional do professor. Essa pós pretende desenvolver projetos que possam melhorar a qualidade de ensino de ciências exatas e biológicas, e também valorizar o professor de Lorena e região.
As provas das Olimpíadas de Física e de Ciências de Lorena aconteceram em 19 de outubro de 2012 e contou com a participação de doze escolas estaduais e municipais de Lorena.